Está difícil emagrecer

espelho

Você sobe na balança e o número sobe com você. Quer algo mais frustrante?!

Ultimamente não tenho conseguido emagrecer. E sei que é culpa minha. Estímulo para comer direito parece ter desaparecido. Coragem para sair da cama de manhã para ir para academia também resolveu dar um rolé e me abandonou. Gente, o que está acontecendo?! De onde vem tanta preguiça? De onde vem tanta vontade de comer besteiras?

Antes ficava mega contente quando alguém dizia que eu tinha emagrecido – principalmente aquela tia-avó que fala a verdade doa a quem doer. Mas hoje… Sabe quando você já não acredita mais no comentário?

Ainda fico sim muito feliz quando alguém me diz que eu a estimulo a ir pra academia ou a comer de maneira mais saudável. Gente, eu estimulando alguém?! Oi?! Ok, acho fofinho. Mas, ultimamente, quem anda precisando de estímulos sou eu.

Correr no parque já não ando fazendo mais… Muay Thai só uma vez por semana (#todaschora)… Escrever no blog também não… E no instagram então?! Até nele! Sério, o que está acontecendo comigo? Estou numa fase em que só quero comer e dormir ou dormir e comer. Ponto.

estimulo para emagrecer

Dando uma pesquisada, encontrei uma matéria sobre alguns fatores que podem minar o nosso esforço para perder peso. Se identificou com minha situação? Então é melhor dar uma olhadinha nessa lista de fatores, vai que eles também estão atrapalhando o seu relacionamento com o espelho/balança (porque o meu….) :

 

Estresse

Esse estado emocional favorece a produção do hormônio cortisol. “Ele é muito importante, pois atua em resposta a situações de perigo”, observa Mônica Dalmacio, mestre em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e co-autora do livro “Alimentos e sua ação terapêutica” (Editora Atheneu). O problema é que, em excesso, o cortisol leva ao aumento dos depósitos de gordura, além de reduzir as reservas de massa muscular.

Segundo Vanessa Franzen Leite, nutricionista especializada em psicologia do emagrecimento, de Porto Alegre (RS), pessoas muito estressadas também tendem a consumir alimentos ricos em carboidratos refinados (que geram mais fome) e gorduras (que são hipercalóricos). O estresse traz prejuízos à saúde, principalmente das mulheres, que são as que mais sofrem com esse sentimento e que podem até apresentar dificuldades para engravidar se não souberem controlar as emoções.

Sono de menos

Quem acha que dormir é desperdício de tempo tem mais dificuldade para mandar os quilos extras embora. Evidências científicas mostram que noites mal dormidas inibem a produção de leptina (hormônio da saciedade) e beneficiam a liberação de grelina (hormônio da fome). Traduzindo: o apetite aumenta e a sensação de satisfação demora a aparecer.

Mônica Dalmacio conta que, além disso, a privação do sono faz os níveis de cortisol subirem – como já foi dito, e isso não é nada bom. Já o hormônio do crescimento aparece em menor quantidade, prejudicando o aumento de massa muscular e o metabolismo.

Álcool demais

Sabe o tão aguardado happy hour? Pois é, ele pode ser o responsável por tornar todo o sacrifício da dieta inútil. “Bebidas alcoólicas são cheias de calorias e normalmente aparecem acompanhadas de petiscos. São inimigos invisíveis”, observa Mônica.

Para quem quiser relaxar sem arriscar a cintura uma boa é optar pelo vinho. “É uma bebida antioxidante que traz benefícios ao organismo, como o aumento do colesterol bom e a redução do ruim. Por isso, um cálice por dia está liberado, desde que o indivíduo não tenha restrições”, diz Vanessa.

Descontrole emocional

O estado psicológico influencia (e muito!) no processo de emagrecimento. De acordo com a nutricionista Vanessa Franzen Leite, de Porto Alegre, muitas pessoas usam os alimentos para compensar sentimentos como ansiedade, alegria, tristeza, carência, angústia e por aí vai. Assim, a dieta desanda.

Um comportamento que facilmente pode gerar frustração e, como conseqüência, ganho de peso, é estabelecer metas muito ambiciosas, como “vou emagrecer 3 kg em uma semana”.

“Alimentação saudável e exercícios devem ser sinônimos de alegria e relaxamento e não de mais um compromisso”, frisa Mônica, mestre em nutrição.

Excessos no fim de semana

Já parou para pensar se o cuidado com a alimentação se mantém de sexta à noite até domingo? Afinal, não adianta montar pratos equilibrados e fazer exercícios durante a semana para depois passar quase três dias à base de cerveja, fritura e doces.

“O consumo alimentar excessivo no final de semana pode colocar toda a dieta em risco. Para evitar isso, escolha apenas um dia da semana para cometer excessos. Depois, retome os hábitos saudáveis”, recomenda Vanessa.

 

Esses são apenas alguns dos motivos.  Precisamos ficar atentos ao que acontece conosco, pois atitudes aparentemente bobas podem ser os grandes empecilhos da nossa conquista.

Enfim, mesmo sem estímulo, eu resolvi que vou dar a volta por cima e get back on the trail!

#ProjetoNaoMaisOrca  #ProjetoBoraDesengordar

Referência:

IG Saúde

Anúncios

2 pensamentos sobre “Está difícil emagrecer

  1. Adorei seu post Marília! Graças a Deus (e a mim tbm claro!) desde q comecei minha RA e a fazer exercícios ain da não estacionei nenhuma vez e nem engodei, sempre q volto na nutri ( de 15 em 15 dias) abaixei um pouquinho mais, mesmo dando umas escapadinhas no fds e tals, mas força na peruca e não desanima não, vc está cada dia mais linda! Suuuper beijo!

    http://www..tudodeb.com.br

    • Que bom, linda! Fico muito feliz por ti! Então, eu tinha estacionando e beeeeeeeeem desmotivada. Mas resolvi mudar isso. Bora arrumar coragem e força pra mudar essa situação! 😉

      Beijaaaaaoooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s