Dança dos noivos – onde fazer, por que fazer e benefícios

dança dos noivos ensaio

Nessa semana fez um mês do meu casamento (ainda me acostumando com a ideia rsrs). A festa foi simplesmente incrível, do jeitinho que eu havia sonhado e a lua de mel então, mais perfeita impossível. Mas o papo de hoje não é sobre a festa nem sobre a viagem – falo delas em outra oportunidade. Vim comentar sobre a dança dos noivos.

Sim, inventei que queria, mas tinha que ser uma dança casamento diferente. Nada da valsa tradicional. Contudo, também não queria a tal valsa maluca, que mistura vários trechos de músicas, do clássico ao funk. Desculpa quem gosta, mas não faz meu estilo.

Começamos a pesquisar os lugares de dança de noivos e foi então que meu marido, quer dizer, noivo na época, encontrou o Núcleo de Dança dos Noivos. Fomos visitá-los em um sábado fim de tarde. E achei muito bacana porque eles não fecham nunca e têm um método de ensino diferente. Até em feriados eles trabalham (inclusive, fizemos aula em um feriado).  Os ensaios são com hora marcada e, como disse, podem ser agendados de domingo a domingo, no período das 09:00 às 22:00. E a agenda é montada antes da primeira aula. No final de cada ensaio, o trecho passado naquele dia é filmado, para que o casal possa ensaiar em casa, antes da próxima aula, ou ao menos assisti-lo, para não esquecer os passos. (E ai de você se não ensaiar ou assistir o video antes rs embola tudo na aula seguinte rsrs)

Achei esse método muito bacana. Você não aprende a dançar – e eles nem te prometem isso –, mas você aprende a sua coreografia, e da melhor maneira possível. É algo que entra na sua cabeça de uma forma doida.

Fizemos o pacote GOLD, de 12 horas (até porque decidimos em cima da hora e não tínhamos muito tempo). Para nós foi suficiente, mas isso vai de acordo com cada casal e musica/coreografia escolhida. Tem até opção de 8 horas, se não me engano, mas aí são mais para coreografias já prontas.

Dança dos noivos diferente

Eu não quis uma coreografia pronta – isso serve muito para os casais que não têm ideia do que querem dançar, de música etc. Eu já tinha escolhido a música há muito tempo. Inclusive, coloquei um trechinho traduzido dela no convite. É a La Vie Em Rose, de Edith Piaf, mas na versão da banda ZAZ (que eu amo!).

OS: O trechinho que pus no convite foi “Entrou no meu coração um pouco de felicidade da qual eu conheço a causa. É ele para mim e eu para ele na vida.”

Como eu dizia, como já tinha a música, foi montada uma coreografia em cima dela. Uma coreo de foxtrot (uma dança de salão caracterizada por movimentos longos e contínuos, cuja direção segue o sentido anti-horário, ao longo de toda a pista.) Achei incrível, apesar de que, a cada aula, quando nos era apresentado o que iríamos fazer a primeira reação era “Não vai rolar”. E sempre rolava. E ficava lindo. Cada trecho construído com muito carinho e muuuuuuuuito suor e brigas, é claro. Mas, também muita compreensão.

ensaio dança dos noivos

Benefícios da dança de salão

Os benefícios da dança de salão para o corpo e a mente são muitos. Afinal, quem dança seus males espanta. Dançar aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, tonifica os músculos (lembro-me de sair com os braços doendo dos ensaios), melhora a capacidade respiratória, melhora a flexibilidade e a postura e queima calorias. A dança de salão, por ser uma atividade social, provoca uma sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação. Ela ajuda a diminuir a timidez, a ter mais confiança etc. O equilíbrio emocional, tão importante para emagrecer e manter o peso desejado é mais facilmente alcançado e favorece a conquista de um corpo mais saudável.

Além disso, dançar reforça o amor e a cumplicidade do casal. E pior que é verdade. Comentei algumas vezes com minha psicóloga que eu tinha vergonha de dançar com meu noivo e/ou na frente dele. E com as aulas, consegui superar isso.

Dança dos noivos – faria de novo?

Faria tudo de novo sim! Estou morrendo de saudade dos ensaios aos domingos, da professora Rebeca, mega fofa e, ao mesmo tempo, linha dura, e de como era gostoso nos desafiar a cada semana. Tínhamos um objetivo e alguns obstáculos (timidez, força demais, força de menos, falta de molejo, falta de coordenação……..) e, no fim, conseguimos superar tudo e protagonizar um momento lindo, único, nosso (engraçado) e divertido em um evento tão especial.

Abaixo coloquei os vídeos da EXPECTATIVA e REALIDADE (hahaha) da nossa dança. 99% culpa do álcool e 1% do nervosismo. #prontofalei rs Mas o que importa é que nos divertimos, tanto nos ensaios como no grande dia!

(EXPECTATIVA)

 

 

(REALIDADE)

 

 

Beijos e até a próxima! 😉

 

Deixe um comentário

