Sem fotos da torre Eiffel à noite?

torre eiffel apagada

Foto na Torre Eiffel iluminada não poooode! rs (Foto by Bruno Molina)

Neste fim de semana vi uma reportagem da Folha.com.br sobre a proibição de tirar fotos da torre Eiffel iluminada. Ao ler o título, a primeira reação foi: completamente em choque!

Segundo a reportagem, a França optou por não referendar uma cláusula opcional da lei de direitos autorais da União Europeia, lá do ano de 2011, que libera desse tipo de direito obras arquitetônicas instaladas em espaços públicos. A torre em si, construída em 1889, já caiu em domínio público, contudo, sua iluminação, também considerada uma obra de arte, ainda é submetida a direitos autorais.

Mas não precisa ficar triste, achando que não vai poder tirar foto da torre Eiffel à noite. Segundo o site da torre, o uso profissional ou comercial dessas imagens é sujeito a um pedido prévio à Société d’Exploitation de la Tour Eiffel [Sociedade de exploração da torre Eiffel], contudo, se você estiver apenas turistando por lá e fizer alguns clicks e compartilhá-los em suas redes sociais, você não precisa realizar esse pedido, já que não tem vocação comercial. Claro que, no mundo ideal, o certo seria que colocássemos o copyright ‘SETE – Iluminations Pierre Bideau’ sob as imagens da torre iluminada, para fazer valer os direitos o engenheiro de iluminação.

Mas, vamos combinar… O mundo está ficando tão chato, né?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s