Benefícios do colágeno

Oi, gente! Vocês não imaginam como fico feliz quando recebo e-mails de leitores! Eles me empolgam cada vez mais a escrever. Sei que ando devendo postagens aqui, mas é que o trabalho está tão corrido que fica difícil. Mas como comentei com a Natália, a fofa que me escreveu ontem, vou me esforçar para atualizar este cantinho com mais frequência!

Como a Nati (sim, já me dei a liberdade de ter essa intimidade com minha leitora) pediu, o papo de hoje será sobre colágeno. E olha, não é porque trabalho com isso, mas esse negócio é bãodemaismesmo! Inclusive, convenci meu pai a tomar e, acredite se quiser, o homem já me ultrapassou no número de latas que ele compra!

Não, não é que ele esteja preocupado com as linhas de expressão. Na verdade,  meu pai toma um colágeno suplementado de cálcio, o Artrocomplex, por conta de dores que ele tinha no joelho. Quando começou a tomar, notou que melhorou muito e agora não abre mão desse pozinho todos os dias de manhã.

Mas voltando ao meu caso… Como disse, eu faço uso de colágeno sim, desde o começo do ano passado – quando conheci e passei a entender melhor o que era e seus benefícios – e, com a orientação da minha nutricionista, ele foi inserido na minha dieta.

Colágeno: o que é?

Resumidamente, o colágeno é uma proteína animal que faz bem à nossa pele, cabelos, unhas e muito mais. Nosso corpo produz, naturalmente, colágeno. Contudo, essa produção começa a diminuir a partir dos 25 anos. O que não significa que você precisa esperar chegar nessa idade para começar a fazer uso dele. O colágeno é excelente para prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão antes do tempo, sem contar que previne problemas nos ossos e articulações.

coalgeno pele rosto cabelos unhas

Benefícios do colágeno

O colágeno exerce diversos benefícios ao nosso corpo, tais como:

  • Melhora a firmeza e elasticidade da pele;
  • Melhora a cicatrização;
  • Protege contra os danos nas articulações;
  • Favorece o tratamento da osteoporose;
  • Ajuda a prevenir o surgimento de celulite e estrias; ( MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, MENINAS!)
  • Rejuvenesce a pele, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce;

 

Quanto à firmeza e elasticidade da pele, observei que ele funciona sim, já que na minha primeira drenagem linfática, a esteticista perguntou se eu tomava colágeno, pois tinha uma pele firme. (Pense na felicidade da garota aqui!). Quanto à celulite, também observei que as que ficam na parte interna da coxa melhoraram muito. Notei isso quando estava na academia, na cadeira extensora – aparelho que eu só fazia se colocasse a toalhinha em cima das minhas pernas. Até que um belo dia, notei que as marcas da celulite estavam bem menos perceptíveis naquela região. E olha que mulher é chata com isso!

Além de tudo isso, algumas pessoas procuram o colágeno para emagrecer – e confesso que sou uma delas. Contudo, é preciso esclarecer que a função dele não é essa. O que acontece é que o colágeno pode aumentar a sensação de saciedade, quando aliado a uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis, o que favorece a perda de peso.

Dessa forma, minha nutricionista inseriu colágeno na minha dieta como lanche da manhã. Isso porque eu o associo à farinha seca barriga (já comentei dela aqui), assim, não fico com tanta fome na hora do almoço. Eu tomo 1 colher de sopa de colágeno + 1 collher de sopa de farinha seca barriga em, mais ou menos, 100ml de água gelada.

Tipos de colágeno

Há diversas formas de encontrar e consumir os suplementos de colágeno, tais como: cápsulas, líquido ou em pó. O que eu consumo é o colágeno hidrolisado em pó, pois dá para adicioná-lo a sucos, vitaminas, leite, pudins etc.. Confesso que não sou muito fã do colágeno em cápsulas, primeiro porque não sou boa com cápsulas (sempre erro os horários ou me esqueço de tomar) e também porque acho que o pó tem um custo benefício bem melhor.

Eu gosto muito do colágeno hidrolisado, pois uma vez que passa por um processo de hidrólise, em que é quebrado em partículas menores, para ser mais facilmente absorvido, e consequentemente, melhor aproveitado pelo nosso organismo.

Sugestões de consumo

As nutricionistas com quem eu trabalho me explicaram que o recomendado é ingerir de 8 a 10 gramas do nutriente por dia. Assim sendo, os suplementos de colágeno cápsula devem ser consumidos de acordo com as recomendações de cada fornecedor. Então observem sempre a embalagem, ok?

Uma dica bem interessante que elas me deram também é aliar o consumo do colágeno com alimentos ricos em vitamina C (como limão, laranja, caju, morango, kiwi, acerola, goiaba e legumes como o pimentão), vitamina E (óleos e sementes vegetais), zinco (carnes, frutos do mar e peixes, avelã, amêndoa e castanha do pará), selênio (oleaginosas, principalmente na castanha do Pará) e silício (aveia, cevada e alguns legumes), já que estes nutrientes estimulam a produção de colágeno, além de apresentarem ação antioxidante, que age contra sua degradação no organismo e contra o envelhecimento precoce da nossa pele.

Colágeno que eu uso

Atualmente tenho 2 latas de colágeno Beavita: uma sabor original e outra com betacaroteno, o Bronze Colágeno. Acharam exagero? Hehe um pouquinho. É que assim, como vira e mexe eu faço dieta detox, durante este período, o colágeno permitido é só o original. Então, quando não estou nessa dieta, uso o com betacaroteno, que vai me proporcionar um bronzeado saudável e duradouro. Já temos que nos garantir pro verão que está aí, né?!

colageno hidrolisado beavita

Nossa, acho que falei demais! Mas para finalizar, separei duas imagens que achei muito interessantes, com alguns mitos e verdades do colágeno. Olhem só:

mitos e verdades sobre colageno 1 mitos e verdades sobre colágeno 2

Bom, gente. Agora finalizei mesmo. Espero que tenham curtido. Nati, espero ter respondido suas dúvidas. Galera, se tiverem alguma dúvida ou sugestão de tema, me mandem que corro atrás pra escrever pra vocês! Ah, e desculpe a demora em atualizar o blog. 😉

Beijão!

4 pensamentos sobre “Benefícios do colágeno

  1. Muito bom, só tenho lido coisas boas sobre esse colágeno estou doida para comprar; o problema é que são muitas marcas! E também essa betacaroteno eu queria saber melhor como funciona…ainda tomar agora, durante o inverno? ou só depois de pegar um bronze, pra mantê-lo?

    bjos

    • Tabatha, tudo bem?! Não sou nutri, né! Rs Mas falei com minha amiga que é e ela disse que se o seu objetivo é bronzeado, o ideal é começar a tomar 2 meses antes da exposição ao sol. Mas, isso não impede que você possa toma-lo quando quiser, inclusive no inverno, uma vez que o betacaroteno tem ação antioxidante, o que vai combater os radicais livres e fazer muito bem para a pele e o organismo no geral. Duas marcas que eu gosto muito são: Beavita e Nu3. As duas têm colágeno com betacaroteno! 😉 Beijos

  2. Voce comentou sobre o consumo de colágeno com antioxidantes. Gostaria de saber quais alimentos são ricos em antioxidantes. Gostei muito do que voce escreveu e aguardo sua resposta sobre os alimentos antioxidantes.

    • Ilda, tudo bem?

      Há vários alimentos antioxidantes. Alguns exemplos:

      oleaginosas, como castanha-do-Brasil (do Pará), castanha-de-caju, macadâmia e noz pecã; verduras verde-escuras, como couve e espinafre; brássicas, como brócolis e couve-de-bruxelas; ovo caipira; peixes ricos em ômega 3, como salmão e atum; frutas como gojiberry, cranberry, uva, mirtilo, framboesa e romã; e cereais integrais, como aveia e linhaça.

      Espero ter ajudado!

      beijos!

Deixe um comentário

