Benefícios da Batata doce: você sabe quais são?

Tem pessoas que não suportam. Há outros que amam. Ela é a queridinha dos frequentadores de academia, marombeiros, praticantes de atividade física. Sim, estamos falando da batata doce.

batata doce

Minha relação com a batata doce começou quando eu ainda era pequena e morava na casa da minha avó em Fortaleza, Ceará. Virava e mexia essa hortaliça estava no meu prato. Confesso que não nutria um sentimento de paixão por ela, mas a suportava.

Conforme fui crescendo (lateralmente inclusive), fui deixando-a de lado, pois achava que ela só acrescentaria calorias na minha vida e nada mais. Meu pensamento costumava ser “batata doce engorda. Fique longe dela”.  Ledo engano. Engano esse que descobri quando comecei a conhecer melhor o mundo da nutrição e não simplesmente comer ou fazer o que o pessoal da academia falava. Pois é, hoje a batata doce mora no meu coração. E não é drama nem puro exagero. Sempre que possível, ela está presente no meu prato (só a dispenso à noite e nos dias em que não consegui prepara-la com antecedência). O pensamento atual é “batata doce emagrece”. Quer dizer… Ajuda a emagrecer, mas se você consumir em excesso, ela vai colaborar para o ganho de peso sim, pois é fonte de carboidratos. O segredo é não exagerar. 😉

Mas, para explicar melhor o porque gosto tanto dessa hortaliça, separei algumas informações:

A batata doce é uma hortaliça originária das Américas do Sul e Central e é a quarta mais consumida no Brasil. Além de ser gostosa, ela colabora com a dieta como fonte de calorias, vitaminas e minerais. Ela é um tubérculo rico em carboidratos, sendo seu principal componente o amido, seguido dos açúcares mais simples: maltose, frutose, sacarose e glicose. Um ponto muito interessante é que, por um lado a batata doce apresenta baixo teor de gorduras e proteínas e, por outro, quantidades significativas de ferro, fosforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B e água. Sem mencionar que ela é uma fonte excelente de betacaroteno e metionina.

batata doce caixa

Foto: La Mia Dolce Vita

Acha que acabou? Que nada! Ainda há mais benefícios da batata doce pode fazer pela nossa saúde. Olha só alguns deles:

  • Possui boas quantidades de fibras, o que ajuda a regular nosso intestino, dando aquela sensação de saciedade e diminuindo a absorção de gordura. (uhu!)
  • Promove sensação de bem-estar devido sua rica composição em metionina, um dos aminoácidos envolvidos com essa sensação;
  • Possui ação antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, uma vem que combate os radicais livres responsáveis por danos as nossas células e pelo surgimento de algumas doenças;
  • Contribui para o fornecimento de energia, devido a sua composição rica em carboidratos; (Uma ótima pedida de pré-treino!)

Mais um ponto legal da batata doce é que ela não contém glúten, podendo ser acrescentada em dietas de pessoas com doença celíaca (intolerância permanente ao glúten), ou na dieta daquelas pessoas que, por algum motivo, optaram por reduzir ou cortar a ingestão de glúten.

Você conhece os tipos de batata doce?

  • Roxa: possui poupa e casca arroxeada. É a mais consumida e utilizada em pratos doces ou salgados;
  • Branca: (terra nova ou angola): possui polpa branca, é mais seca que as outras e não é muito doce;
  • Amarela: possui polpa e casca amarela, além de apresentar-se mais doce quando comparada à branca;
  • Vermelha: possui polpa amarela com veias avermelhadas ou roxas e casca parda. Excelente quando assada;

Confesso que a que está presente na minha cozinha é mesmo a roxa. Ainda não experimentei os demais tipos, mas se você já experimentou, me conta o que achou? Coloca aí nos comentários qual o seu tipo preferido!

Eu gosto de fazer a batata doce de várias formas, apesar de consumi-la muito como purê (confira aqui receita de escondidinho de frango com batata doce). Já experimentou fazer chips de batata doce? É facinho e fica uma delícia! Salgado maromba (veja receita aqui) é outra ideia bem bacana de consumir essa hortaliça. Mas e você, como gosta da sua batata doce?

Beijo beijo

Referências

Blog Natue

Embrapa

Anúncios

2 pensamentos sobre “Benefícios da Batata doce: você sabe quais são?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s