Rio de Janeiro: destino fitness

IMG_9237

Foto by Marília Maciel

Beleza traduzida em diversas sintonias, retratada pelas mãos dos mais renomados artistas e pelos anônimos, mas não menos talentosos. Ah, Rio, sim, como continuas belo, recebendo a todos de braços abertos e nos embalando com suas mais bonitas diferenças, convidando-nos a nos sentar em tuas areias, pedras e calçadas e… Simplesmente te apreciar.

Mas, Rio, tu não és só uma paisagem bonita, aquele bom sambinha ou bossa nova, nem tão pouco apenas feito de pontos turísticos. És uma cidade que convida a mergulhar não só em tuas refrescantes águas, mas sim em um mundo fitness. ~ Pode crer, mermão! ~

Acredite, é praticamente impossível não se contagiar com aquelas pessoas correndo pelos calçadões, lindas, saradas, saudáveis, percorrendo as ruas em suas bikes (alugadas ou não, normais ou até elétricas – para os mais preguiçosos), dominando manobras em seus skates ou simplesmente curtindo um som enquanto desfilam por aí com seus patins. É um prato cheio para quem gosta de exercícios e um verdadeiro argumento de convencimento para quem está buscando coragem para começar a se mexer.

Foi assim a viagem ao Rio de Janeiro. Uma experiência totalmente diferente de uma cidade já visitada por mim algumas outras vezes. O roteiro da vez incluía sim pontos turísticos (bem poucos, na verdade), mas o foco foi, de fato, aproveitar a cidade.  Mas se é a sua primeira vez no Rio, não se preocupe. Coloque sim os pontos clássicos, como o Cristo, o Pão de açúcar etc no roteiro. Porém, que tal deixá-lo um pouco mais… Diferente? Vale a pena! Dá para unir pontos turísticos + relaxamento + fitness, resultando em diversão garantida! Quer ver? Seguem algumas sugestões:

Treino na Areia

Para não perder tempo e aproveitar o dia da melhor forma, acorde cedinho e vá para a Praia de Ipanema, Leblon, Copacabana etc. Lá, por volta das 6:30 da manhã você encontrará diversas equipes que oferecem treinos ao ar livre, unindo aeróbico com resistência. Vale dar uma pesquisada para saber se a praia onde você ficará rola esses treinos. Eu treinei com a equipe de João, do Treino na Areia, perto do Posto 8 e simplesmente AMEI! Entrei em contato com ele pela fanpage da empresa (confira aqui) e combinei direitinho valores e fiquei a par dos horários.

IMG_9101

Treino simplesmente maravilhoso!! // Foto by Treino na Areia

treinonaareia

Foto by Treino na Areia

Uma excelente dica para quem quer manter a forma durante as férias e, de quebra, ainda apreciar o nascer do sol de uma forma saudável e prazerosa. Muito mais interessante que ficar enfurnado em uma academia.

Se você não gosta de acordar cedo para treinar, eles têm aulas à noite também, a partir das 18h30.  No excuse, galera!

Passeio de Bike e Caminhadas

É tudo de bom andar de bicicleta, não é? Uma excelente forma também de se exercitar ao ar livre. E vamos combinar que as praias do Rio dão um toque especial à atividade.

Rio-é-a-capital-nacional-das-bikes

Fonte: blog.felipepeixoto.com.br/

Uma dica legal é você utilizar a bike como forma de chegar a algum ponto turístico. Por exemplo, ao invés de pegar um taxi para o Pão de Açúcar, alugue uma bicicleta. Além de curtir a paisagem, você coloca o corpitcho para mexer. E aí depois, é só aproveitar o visual lá de cima….

IMG_9225

Foto by Karisa Maciel

Em vários pontos da cidade você encontrará aquelas bicicletas laranjas do Itaú, contudo, se você tiver problemas na hora de alugá-las, como eu tive, há algumas lojas tradicionais que ainda podem salvar a nós, meros mortais que não têm uma conta no determinado banco.

Em alguns bairros da cidade, principalmente na zona sul, existem alguns pontos de alguel de bicicletas. Confiram:

Botafogo

Special Bike Botafogo
Rua São João Batista 28, Ij A
Telefone: 2539-0693
http://www.specialbikebotafogo.com.br

Copacabana

Ciclovia Zona Sul Ltda
Av. Prado Júnior, 330, Ijs E/F
Tels 2543-8529 / 2275-5299

Pinarello
Av. Atlântica, 4.240, Ij H
Telefone: 2247 -8397

Special Bike Copacabana
Rua Barita Ribeiro, 485 Ij D
Telefone: 2547-9551
http://www.specialbikebotafogo.com.br

Velo Bike
Rua Francisco Otaviano, 15 – Copacabana

Ipanema
Special Bike Ipanema
Rua Teixeira de Melo, 53 Ij J/K
Telefone: 2513-3951
http://www.specialbike.com.br

Aproveite para caminhar pela cidade também. Não só no calçadão, mas pelas ruas, pelo centro. Vale a pena. Não deixe de visitar os arcos da Lapa e a Escadaria de Selarón, feita pelo artista chileno Jorge Selarón, que vai da Rua Joaquim Silva, na Lapa, até o curso inferior de Santa Teresa.

escadaria de seralon

Foto by Marília Maciel

Vinte anos de ladrilhos e azulejos colocados lado a lado, formando um mosaico interminável de cor. Aproveite a visita para beber um suco nos bares logo em frente. Se preferir, pegue no bar o que for beber e sente-se na escadaria e aprecie o som de músicos que sempre estão presentes por ali, na “escada-arte”.

escadaria de selaron

Foto by Karisa Maciel

Stand Up Paddle

Cada vez mais me apaixono por esse esporte. Além disso, uma execelente dica para quem quer curtir um pôr-do-sol de forma relaxante e inusitada é apostar no stand up paddle lá pelas 4h, 4h30 da tarde. É incrível aproveitar esse momento lá do meio do mar.

stand up paddle

Foto by Erico (Soul Rio Surf)

Além disso, é um excelente exercício. O SUP, como é comumente chamado, trabalha todo o sistema cardiovascular e “tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores e queima em torno de 350 calorias por hora de prática”, explica o treinador Rodrigo Viegas, da Body Systems, em entrevista à Revista Corpo a Corpo. “Para se manter em equilíbrio na prancha sobre a água, o praticante precisa manter suas coxas e abdome contraídos, o que é um ótimo exercício para a tonificação destes músculos – e dos glúteos também. Além disso, ao remar, o indivíduo fortalece toda musculatura relacionada com os ombros (Peitoral, Deltóide, Trapézio entre outros músculos) e ajuda a fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris também”, completa o especialista.

stand up paddle no Rio

Foto by Erico (Soul Rio Surf)

E olha, vou te dizer que as coxas saem durinhas de lá! Bem como os braços, por conta das remadas. É muuuuuito bom! Mas se quiser simplesmente relaxar em alto mar e curtir um sol…. O stand up paddle também é uma pedida perfeita!

IMG_9259

Foto by Fábio (Soul Rio Surf)

A hora do Stand Up Paddle varia entre R$50 e R$100. Eu fiz com a galera do Soul Rio Surf (confira aqui a fanpage deles), que fica lá no post 6, em Copacabana. Os caras são gente boa e super atenciosos. Recomendo!

Esses são apenas alguns exemplos de como aproveitar a bela cidade do Rio de Janeiro de uma forma diferente. Na areia há ainda redes para vôlei, espaço para uma peladinha com os amigos, enfim, atividade física na cidade maravilhosa é o que não falta.

Espero que tenham gostado das dicas e, se forem ao Rio, experimentem algumas delas. Eu não vejo a hora de voltar pra fazer tudo de novo e o que tiver de diferente por lá! 😉

Referências

Timeour.com.br

Corpo a Corpo

Anúncios

2 pensamentos sobre “Rio de Janeiro: destino fitness

    • Hahahahahha

      Ai, Bruninha, só você mesmo! rs

      Encher a cara de cachaça até pode (um pouquinho também porque ninguém é de ferro), mas vale apostar em exercícios e pegar leve nas besteiras também rsrsrs Ah, e claro, fazer alguma atividade física, porque lá, a cidade te convida a isso. 😉

      Beijos, linda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s