Benefícios de andar de patins

Você anda de patins? Já andou? Tem vontade? Tem medo?!

beneficios de andar de patins

@ Parque do Ibirapuera 2014

Patins foi uma atividade que eu sempre gostei. Lembro como era gostoso andar na avenida (pouquíssima movimentada) que passava na frente do meu prédio lá em Americana (interior de São Paulo). Dos 8 aos 12 anos, essa diversão fez parte do meu dia a dia, mas quando me mudei para a capital, meu patins acabou sendo aposentado – por diversos motivos: falta de tempo, falta de onde andar, violência, trânsito, adolescência…

Lá por meados de 2009, quando morava nos Estados Unidos, voltei a apreciar essa atividade – e suas variantes, como patins no gelo. Mas foi agora em 2014 que a “parceria” voltou com força total. Ganhei de aniversário um lindo par de patins (rosa! #TodasComemora) e agora, sempre que vou ao parque do Ibirapuera ele vai comigo! É viciante!

Confesso que a escolha do presente não foi por conta somente da diversão, mas sim, por causa do #ProjetoNãoMaisOrca. Mas quer coisa melhor que emagrecer enquanto se diverte?!

IMG_8508

Dizem que andar de patins é que nem andar de bicicleta: depois que se aprende nunca mais esquece. Bem, não é bem assim. Maaaaaaaaaais ou meeeeeenos! Passei alguns momentos vergonhosos me tacando nos portões do parque e colocando a proteção ao contrário nos punhos, mas são detalhes. O que importa mesmo são os benefícios que essa atividade pode trazer à nossa saúde. Aqui embaixo separei alguns deles:

– Excelente para fortalecer coxas e glúteos, pois eles são os mais exercitados na hora de conseguir equilíbrio;

– O abdômen também trabalha bastante, já que o movimentamos para pegar impulso ou velocidade;

– Melhora na postura, condicionamento físico, condicionamento respiratório e coordenação motora;

– Aumento da resistência muscular, fortalecendo ossos, músculos e ligamentos;

– Queima muitas calorias. Esta queima calórica é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade, mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação.

patins-musculo

Novamente vale lembrar que o patins por si só não faz milagres. Combine a atividade física com uma alimentação balanceada e hidratação adequada, ou seja, beba de 2 a 3 litros por dia.

O importante é ficar em forma se divertindo!

Ah, e não se preocupe com os tombos, eles são inevitáveis , mas poderão render boas risadas!

Beijo beijo

Referências:

Vestindo Saúde

Esporte Mulher

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