O que fazer em South Dakota: Jewel Cave National Park

viajar

Faz tempo que não trabalho o lado “andanças” do blog… Então, para eu me regrar mais, a partir de agora, uma vez por semana (ainda não decidi o dia, mas provavelmente será toda sexta – ainda estou me adaptando) vai ter postagem sobre turismo. Dessa vez, resolvi compartilhar com vocês a experiência que tive numa viagem a South Dakota (Dakota do Sul, em português), nos EUA.

South Dakota, à primeira vista, não é um estado muito atraente. É inegável pensar: “Mas que raios tem para se fazer em South Dakota?” Boooom, se tem muuuuuita coisa, não sei, mas tive a oportunidade de passar um fim de semana lá que foi bem proveitoso! Deu para conhecer alguns pontos turísticos muito legais, que proporcionaram experiências incríveis! Por isso, preparei uma “sériezinha” sobre o que você pode conhecer se um dia resolver bater perna (ou melhor, dirigir) por Datoka do Sul.
Não, não vou falar do famoso Mount Rushmore neste post. Deixo para mais pra frente. Hoje vou falar do maravilhoso passeio pela Jewel Cave, no National Park – a terceira caverna mais longa do mundo!

Jewel cave National Monument

 De acordo com a história contada durante o passeio guiado (e que também consta no site do parque), a caverna é uma reivindicação de mineração movida por Frank e Albert Michaud, em 1900. A princípio, a entrada da caverna era apenas um buraco. Contudo, após um alargamento com dinamite, foram descobertas salas de teto baixo, revestidas de belos cristais de calcita que brilhavam como joias na luz da laterna.

PQAAAN34lnE-ApzztdPUWOcPqrIi_lQYj2JR3Hq2RqaYsgLzRuAnSfSYs9zX0ikvuZzNfFNBn_Tno6xdsDxwXmuC0eYAm1T1UFuwrITMT7oKPyYzOQi1JER7b1qW

A caverna foi inundada duas vezes milões de anos atrás, por isso ocorreu a formação de cristais.

PQAAAP3hDQCwSTfkFFQSc_Dzn6EeajAk2BAgEJS9K1Uzk7-vbZWhW4oHP1larM9iTrTK6natE_EZjLMPmOBM4J80QzIAm1T1UF3V2mz9eJb4mVJrG4gnqpPf6dxa

Apesar dos cristais de calcita terem pouco valor comercial, os Michauds tinham a intenção de transformar essa maravilha natural em atração turística! Aliás, em 7 de fevereiro de 1908, o presidente Theodore Roosevelt proclamou a caverna como Monumento Nacional. Em 1928, um grupo de empresários formaram a Jewel Cave Corporation e, desde então, abriram a caverna para passeios para o público. E foi essa maravilha que eu tive a oportunidade de conhecer de pertinho!

São mais de 169 milhas mapeadas. Claro que não conheci tudo, mas o passeio foi muito interessante. Fiz o Scenic Tour (que dura 1h20 e custa $8.00 – A partir de 17 anos /$4.00 – Jovens de 6 a 16 anos / Free – Crianças menores de 5 anos / $4.00 – Idosos), que é acompanhado por um guia (aquele típico guarda florestal dos desenhos animados do Pica Pau, sabe?!). A gente percorre salas , sobe e desce escadas, vê de pertinho o que aprendeu na escola.

Aliás, a Jewel Cave National Monument é a casa de vááárias espécies diferentes de morcegos. Mas calma, não precisa se preocupar! Eu pelo menos não vi nenhum lá! Ufa!

Quando ele desligou as luzes dessa sala (aí da foto abaixo), a gente experimentou a escuridão e o silêncio absolutos. É uma sensação doida demais!

PQAAAN7TmZmv4dy2KS5DFknsaM33XGlaF1xFGWhRfaz65wnJJl2ECALoAsFq05CmKh5rx0VMcxkUj4GqMwXUeB-ylTAAm1T1UDJloOYHb7xROza2VMJ-XCVZew7O

Para entrar e sair, a gente passa por um “chuveiro” de ar para que os organismos que estão nas nossas roupas e pele não passem de um lugar para o outro e não estraguem a caverna.

PQAAAI_MkCUAwMCHJvtPzt0OmXmt3fwWEU7lnkqOTRnAYJPqX7dz_PlLWkJhTm2EJrbmuJV_g9E9jk1HuURzXeLEy30Am1T1UBdayEwECrDoIUuoGMpT0M8k-4UV

Para quem tiver a oportunidade e a curiosidade de conhecer a Jewel cave, é preciso agendar o passeio, que exige o mínimo de 2 pessoas. Os tickets dos tours pelas cavernas são limitados e, geralmente, se esgotam rapidamente (durante o ano todo), por isso, não deixe de reservar o seu com antecedência.

Observações importantes: não é permitida a entrada com alimentos na caverna. Além disso, as reservas dos tours podem sofrer alterações por conta de disponibilidade de guias, situações emergenciais, contruções e/ou eventos especiais. No site você encontra os horários e tours atualizados.

Telefone para contato (para reservas também): De segunda a sexta, (605) 673-8300.

Direção
A Jewel Cave National Monument fica na U.S. Highway 16 / 385, cerca de 53 milhas de Rapid City. De Newcastle (Wyoming), ela fica a 24 miles ao leste, seguindo pela U.S. Highway 16.

Anúncios

Um pensamento sobre “O que fazer em South Dakota: Jewel Cave National Park

  1. Pingback: O que fazer em South Dakota: Mount Rushmore, Crazy Horse e Black Hills | Entre Balanças e Andanças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s