Dicas para correr no calor

esporte

O verão está aí bombando com muita praia, sol, diversão e muito mais. É uma época que adoramos estar ao ar livre, praticar atividades, enfim curtir a natureza. Mas é preciso ter cuidado com as altas temperaturas e com os raios solares, principalmente se vai praticar atividades físicas.

Uma das atividades mais praticadas pelas pessoas ao ar livre (e que tem se tornado uma das minhas preferidas – principalmente nos parques) é a corrida. Por isso, no post de hoje separei algumas dicas que encontrei e que são bem importantes para quem vai correr no calor.

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REFORCE A HIDRATAÇÃO

Beba bastante água durante todo o dia e, faltando uma hora para treinar, abasteça-se de isotônico (falamos sobre isso no post passado). Durante a corrida, não deixe a água de lado. Ela poderá, inclusive, ajudar no desempenho. Depois do treino, os líquidos precisam ser novamente repostos.Os sinais mais comuns de desidratação são: urina escura, perda de energia, tontura, falta de coordenação, cãibras, dor de cabeça e fadiga. Use a água também para se refrescar, molhando a cabeça, o pescoço e os pulsos.

COM QUE ROUPA?

Escolha peças bem leves, confortáveis e de cores claras, para que o corpo transpire tranquilamente e possa se resfriar. Roupas escuras absorvem a luz do sol e o calor, por isso não são recomendadas. Evite tecidos de algodão, que molham com o suor e demoram mais tempo para secar. Acessórios também podem te ajudar a se proteger ainda mais. Bonés, viseiras e óculos de sol são indicados.

TREINO SÓ DE MANHÃ OU À TARDE/NOITE

O calor entre 10h e 16h é muito grande, portanto, escolha correr pela manhã ou após o entardecer. Caso não haja outra opção, procure um parque arborizado ou onde tenha sombra e hidrate-se ainda mais. No começo do dia, há uma vantagem: o asfalto está mais frio, diminuindo o calor.

VERIFIQUE O TEMPO

Preste atenção à temperatura e à umidade relativa do ar. Em um dia muito quente e úmido, o sistema de resfriamento do nosso corpo não funciona de forma tão eficiente, o que pode causar até hipertermia (elevação da temperatura corporal).

VÁ COM CALMA

O calor exige mais do nosso corpo, por isso, diminua o ritmo e, se preciso, caminhe um pouco. Se quiser aumentar a intensidade das passadas, opte fazer isso em um dia um pouco mais fresco.

OPTE POR ALIMENTOS MAIS LEVES

Frutas, verduras e legumes – todos frescos – são boas opções para essa época do ano. Evite alimentos gordurosos, frituras, queijos e embutidos. Ao comprar algum produto industrializado, como uma barra de cereal, verifique se ele não estava exposto ao sol.

PELE PROTEGIDA

SEMPRE use protetor solar à prova d’água – não se esqueça de que vai suar, jogar água no rosto, etc. Ele evita queimaduras na pele, além de manter o corpo um pouco mais refrescado.

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DESCANSE MAIS

Aumente a frequência e duração dos intervalos de descanso e aproveite esse tempo para hidratar-se bem. A temperatura corporal ficará mais baixa também.

CANSOU, PAROU

Ao sentir sinais fortes de exaustão, tontura, dores de cabeça ou sintomas relacionados, pare o treino imediatamente, procure uma sombra e beba muita água. Corremos o risco de desmaiar e, em alguns casos, entrar em colapso – quando a temperatura do corpo chega a 42°C.

E você, tem alguma dica para compartilhar?

Boa corrida! 😉

Referência:

http://o2porminuto.ativo.com

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2 pensamentos sobre “Dicas para correr no calor

  1. Ficou muito bom o post! É sempre importante se cuidar quando praticamos qualquer atividade física ao ar livre, sobretudo no verão. Saúde em primeiro lugar!

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