O que é repositor hidroeletrolítico?

O que é repositor hidroeletrolítico?

Quando realizamos algum tipo de atividade física, nosso corpo sofre determinadas reações, fazendo com que a temperatura corporal se eleve. Assim, para manter um equilíbrio corporal e fazer com que a temperatura do nosso corpo volte ao normal, nós transpiramos e eliminamos parte do calor. Contudo, neste processo, acabamos perdendo também algumas substâncias importantes como água e eletrólitos pelo suor que, em excesso, podem causar a desidratação e promover a queda do desempenho.

corredor_bebida2_get_60

Acima de uma hora de exercício, isotônicos são fundamentais (Foto: Getty Images)

Para evitar que isso ocorra e que recuperemos o equilíbrio corporal, nosso corpo precisa ser reidratado. É aí que entram os repositores hidroeletrolíticos, também conhecidos como isotônicos – que são suplementos destinados a repor a água e os eletrólitos perdidos com o suor, uma vez que contêm em sua composição água, sais minerais e carboidratos.

Confira os benefícios de sua composição:

  • Água: mantém nosso corpo hidratado, prevenindo assim, a desidratação;
  • Carboidratos: são energéticos essenciais para manter os níveis de energia constantes durante o exercício físico. Além disso, reabastecem o estoque de energia dos músculos, retardando a fadiga e melhorando a performance;
  • Sódio: melhora o sabor do produto, estimulando seu consumo, além de aumentar a absorção de água e carboidrato no intestino. A queda de sódio no sangue pode promover sintomas como desconforto gastrointestinal, câimbras, dores de cabeça, confusão mental, podendo levar, inclusive, à morte;

Os isotônicos podem ser encontrados como repositor hidroeletrolítico em pó, em cápsulas e na forma de líquidos. Eles são indicados para praticantes de atividade física intensas e de longa duração (superior a uma hora), como corridas, maratonas, triátlon, entre outros, e podem ser consumidos antes, durante e após o exercício.

Quando consumido antes da atividade: ajuda a hidratar o corpo;

Quando consumido durante a atividade: é ideal para manter a glicemia, prevenindo assim, a queda da performance esportiva;

Quando consumido após a atividade: é essencial para a reidratação e reposição de eletrólitos, principalmente sódio, perdidos pelo suor.

A nutricionista Laís Coelho, da Natue (loja online de produtos de bem-estar, fitness e beleza), explica que é possível preparar um repositor hidroeletrolítico caseiro acrescentando água, suco de fruta, açúcar e sal, entretanto, é necessário tomar cuidado com a dosagem dos ingredientes, para que não haja um desequilíbrio e, consequente, queda na performance. Por conterem ingredientes na dosagem certa, os repositores hidroeletrolíticos industrializados são mais indicados.

Mas, caso queira preparar o seu isotônico, segue uma receita simples e prática passada pela nutricionista Laís:

RECEITA CASEIRA DE ISOTÔNICO

– 1 colher de sopa de açucar

– 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)

– 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão

– água gelada

1. Dissolva o açucar e o sal num copo com um pouquinho de água quente

2. Acrescente o suco e a água gelada

Vale lembrar sempre que o consumo de água também é indispensável para manter nosso corpo hidratado e promover o equilíbrio corporal!

Referências:

Anúncios

3 pensamentos sobre “O que é repositor hidroeletrolítico?

  1. Pingback: Dicas para correr no calor | Entre Balanças e Andanças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s