Viagem de trem de Paris a Bruges

No post passado sobre minhas andanças pela Europa, falei da linda viagem a Bruges, Bélgica. Mas, no de hoje vou compartilhar como foi a viagem de trem até lá!

thalysparis

Passei um ano escrevendo sobre viagens de trem pela Europa, ajudando minha equipe a responder dúvidas dos clientes, ajudando-os a comprar os tais bilhetes, entre outras coisas. Vivia apenas a experiência dos outros. Nunca tinha viajado de trem na Europa. =( OK, nunca viajei de trem. (Viajar de trem de Americana para Campinas, conta?! Ou de São Paulo para Mogi das Cruzes?! Eram as únicas experiências com trem que eu tinha. =z)

Foi aí que, ironicamente, quando parei de falar de trem (e de Europa), surgiu a oportunidade de viajar para lá e, porque não experimentar o trem? Como comentei, nosso roteiro não envolvia viajar de trem (droga!), maaaas, surgiu uma oportunidade tudibom de fazer uma parceria justamente com a empresa da qual eu cuidava aqui no Brasil, “minha filha europeia”, a Rail Europe, distribuidora de bilhetes de trem. E não é que eles me deram os tickets para eu, FINALMENTE, saber como é, DE VERDADE, viajar de trem pela Europa?!

#TodasGrita!

Combinei com a fofa da Céline, coordenadora do Marketing da Rail Europe, de pegar os bilhetes assim que chegássemos em Paris (mas você tem a opção de imprimir os bilhetes em casa, recebendo-os por e-mail – print@home).

O local marcado foi em frente à Igreja de Notre-Dame. Agora, vamos combinar que não foi uma das melhores ideias. O local estava simplesmente abarrotado de gente. Como íamos nos achar sendo que nunca nos vimos pessoalmente, a não ser por fotos em redes sociais e reuniões via skype?!
Mas ainda bem que deu tudo certo!

DSCN0709

Apesar da foto não mostrar, havia muuuuita gente ao redor da Notre Dame!

No dia seguinte (uma segunda-feira!!), acordamos cedo. Cedo mesmo! 4h30 da manhã eu já estava em pé, me arrumando, porque tínhamos que estar no metrô às 5h30 para percorrer tudo até chegar na estação Gare du Nord, pois nosso trem partia às 6h50.

Gente, que estação linda!

DSCN0763

Aliás, costumavam questionar bastante como fazer para embarcar em um trem. É o seguinte, as estações de trem na Europa são muito bem organizadas para maior comodidade do passageiro. Quando se chega à estação, há grandes painéis de partida e chegada localizados no centro da maioria das estações.

Olhe o número do trem e a hora de partida que constam em sua reserva/seu bilhete e compare-os com o número listado no painel de partidas. Quando encontrar seu trem no painel, você verá um número de plataforma de onde o trem partirá. Ao chegar à sua plataforma, você observará que cada número de vagão (também conhecidos como carro) do trem está claramente indicado na lateral de cada vagão.
Verifique na reserva/no bilhete o número do carro/vagão. Observe que a classe de serviço também estará indicada, além do número do carro/vagão na lateral do trem.

Ao entrar no trem, você verá que é igual a um avião, cada assento está indicado claramente com um número. Olhe o número do assento em sua reserva/seu bilhete e compare-o com o número do assento no carro/vagão do trem. Mas claro que, se você tiver dificuldade de encontrar o seu trem, os funcionários das estações poderão ajudá-lo mostrando a direção correta. Eles me ajudaram! Claro, atrapalhada do jeito que sou, estranho seria se eu não precisasse deles. rs

Ah, os trens de alta velocidade e os panorâmicos necessitam de reserva de assento. Na hora de comprar o seu, verifique se a reserva está inclusa no valor. Caso contrário, terá que pagar por ela. Sem a reserva de assento você não entra no trem. No caso do trem que eu escolhi, a reserva já estava inclusa.

train tickets

Como não sabíamos que na primeira classe servia refeição (sim, PRIMEIRA CLASSE! Acho chic! E não, não li o bilhete corretamente, pois estava escrito lá que ia ter refeição….), acabamos comprando um suco de laranja sem vergonha de caro e ruim e um croissant.

Falando em serviço de bordo, os atendentes que estavam nos servindo foram impecáveis! Super atenciosos e simpáticos. E o café da manhã, gente?! DUAS opções! Uma doce e uma salgada. Minha gorda interior deu pulos de alegria, né?! Mas me contive e peguei só uma mesmo haha! A doce, com paquecas deliciosas!

cafe da manha thalys

Para viagens acima de 1 hora, o indicado é pegar a primeira classe, pois as poltronas são reclináveis, há mais espaço para bagagens e é mais silenciosa. Muito procurada por executivos, que acabam resolvendo problemas de negócios durante a viagem mesmo. Ah, e tem wi-fi de graça também!

thalys

A viagem de trem de Paris para Bruges é de, aproximadamente 3 horas, sendo que, você para em Bruxelas para trocar de trem. Aliás, por falar em trocar de trem, tínhamos apenas 9 minutos para pegarmos o trem de Bruxelas a Bruges.

Peeeeense na confusão! Não entendíamos NADA do que a galera falava. O tempo era curtíssimo e nós não sabíamos qual era a plataforma para qual deveríamos ir (apesar da Céline ter me acalmado, lá em Paris mesmo, dizendo que dava tempo de sobra para trocar de trem). Perguntei para um funcionário X que encontrei e, numa tentativa esforçada de compreender o inglês daquele belga, deduzimos que a plataforma era a 16. De fato era, pois perguntei para uma funcionária de outro trem que estava lá. A sorte é que o nosso próximo trem atrasou 10 minutos. Mas ó, não vá contando com a sorte. Eles não costumam atrasar. Chegam e partem criteriosamente no horário marcado, por isso, não dê chance pro azar.

trem bruxelas

Trem que pegamos de Bruxelas para Bruges.

De Bruxelas para Bruges pegamos um trem “normal”, apesar de ser de 2 andares e super confortável. Ele não tinha lugar reservado nem diferença de classes. Mas a viagem foi muito boa também.

À noite, quando pegamos o trem de volta (acabados de tanto andar em Bruges), tivemos o prazer em degustar um jantarzinho a bordo do Thalys. #InLoveComOThalys

IMG_6469

Gente, finalmente posso dizer que viajar de trem pela Europa é simplesmente incrível! E o mais legal é poder compartilhar a minha história e não só viver a experiência dos outros. Mas sério, super indico que um dia vocês façam uma viagem de trem pelo Velho Continente. Apreciar as paisagens campestres com conforto não tem preço.

Agora, minha próxima meta é viajar num trem noturno! Quero ver como é dormir no trem! hehe

Ah, quem ficou interessado em viajar de trem pela Europa, o site para os bilhetes (de ponto-a-ponto, Rail Pass, Europass – que permite viajar por vários países por vários dias -, entre outros) é o www.raileurope.com.br . Quem quiser acompanhar as novidades e promoções, a fanpage é facebook.com/raileuropeconexao.

beijo beijo

Anúncios

10 pensamentos sobre “Viagem de trem de Paris a Bruges

    • Então!!! Fiquei com medo também, mas deu tudo certo. Eles me garantiram que dava tempo. Claaaro que aí também vai um pouco de bom senso, né?! Não vamos ficar enrolando. É chegar, perguntar e correr pra plataforma. 😉

      Beijos

  1. Pingback: A nova linha de trem de alta velocidade da França e Espanha | Entre Balanças e Andanças

  2. Agora me empolguei para fazer uma viagem de trem na europa! Eu quero muito! Ia fazer tudo de avião, mas acho que não vou perder a oportunidade de experimentar viajar de trem. 😉

  3. Adorei seu post…
    gostaria de tirar uma dúvida: os bilhetes impressos em casa precisam ser validados antes da viagem?
    obrigada
    isabel

    • Isabel, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do post! =)

      Perguntei pro pessoal da Rail Europe e eles responderam que os bilhetes Print @ Home não precisam ser validados na estação, basta imprimí-los, se apresentar na estação e mostrá-los ao fiscal na hora de entrar no trem. Os bilhetes Print @ Station é que precisam ser validados.

      Se o seu bilhete for da categoria Print @ Home, então, você não precisa se preocupar em validá-los, basta imprimi-los e levá-los.

      Caso você continue com dúvida, você pode entrar em contato direto com a equipe da Rail Europe. O site é http://www.raileurope.com.br/ e a fanpage deles é https://www.facebook.com/raileuropeconexao

      Espero tê-la ajudado!

      beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s