Dicas para começar a reeducação alimentar

balanca

Oi, gente, tudo bem?

Essa semana minha tia me contou que foi ao médico e que levou uma bronca dele por ter engordado 4 kg (Q-U-A-T-R-O, tia?! #Falaserio). Ela perguntou o que eu tinha mudado na minha alimentação e me pediu algumas dicas. Como não sou nutricionista, para não falar nenhuma besteira, resolvi pegar umas dicas com a Carol Arbache, uma das nutricionistas que trabalham comigo.

Por isso resolvi compartilhar não só com minha tia, mas com todos, os primeiros passos para mudar nossa alimentação e entrar numa vida mais saudável:

reeducacao alimentar

Getty Images

  • A regra é clara (batida, mas necessária!): Nunca devemos ficar mais de 4 horas sem nos alimentarmos! Esquece aquela ideia de fechar a boca para emagrecer. Não. Mude sua forma de se relacionar com os alimentos. Isso sim vai te ajudar.  Aposte em lanches saudáveis e gostosos. Exemplos: Barrinhas de cereal, iogurtes naturais, cookies integrais, entre outros snacks saudáveis.
  • Por falar em iogurte, procure adicionar, sempre que possível quinoa, amaranto, chia ou até farinha de coco. Deixa ainda mais nutritivo. Uma das misturas que faço é colocar Detox Goji no meu Grego Zero. Pode parecer coisa de doido, mas adoro o crack-crack do pozinho no iogurte. 😉
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Foto by Marília Maciel

  • Sempre que possível, adicione mais fibras às frutas. Exemplo: mix de quinoa e chia + morango ou mamão + flocos de aveia. Sacia mais, porque tem mais fibras, é mais nutritivo e reduz o índice glicêmico da fruta – o que nos ajuda a emagrecer.
  • Aposte no mix de castanhas (nozes, avelã, amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju). Elas são ótimos lanchinhos, não estragam, não precisam de geladeira e são super nutritivas. Mas naaaaada de exagerar! Apenas um punhado (algo como 6 unidades – lembrando que a castanha do Pará é maior e vale por duas).
  • Já enjoou de comer frutas? Criatividade é tudo na vida! Procure variar: abacaxi ou melão com raspas de limão e folhas de hortelã, banana/maçã assada com canela (pode colocar um fio de mel ou agave), etc. vale até o brigadeiro fake (de banana – já dei a receita aqui)!
  • Acha que para emagrecer tem que abolir a deliciosa combinação arroz + feijão?! Nãããão! Ricos em fibras, proteínas e vitaminas são super importantes e deliciosos. Mas claro, o arroz tem que ser integral, tá?!
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Foto by Marília Maciel

  • Para variar o feijão: feijão preto, feijão fradinho, grão de bico, lentilha, ervilha, soja.
  • Pra não enjoar do arroz integral: adicione castanhas, açafrão da terra, legumes, ou misture vários tipos de arroz como arroz vermelho, arroz negro, arroz selvagem ou arroz 7 cereais.
  • Não é fã de saladas?! Como assim?! Faça um esforcinho e coma, pelo menos, um legume/verdura refogada ou no vapor.
  • Evite ao máximo frios e embutidos: salsicha, linguiça, salame, mortadela, peito de peru, presunto. Todos são muito ricos em sódio (até mesmo o peito de peru, que é mais light! #TodasChoram) que nos fazem a inchar! Além disso, são cheios de conservantes que fazem mal e não ajudam em nada na perda de peso.
  • Aposte em chás. Quentes ou frios. Chá verde, hibisco, chá branco, chá mate ajudam no emagrecimento. Já camomila, melissa, capim-santo e maracujá ajudam a relaxar. Alecrim, hortelã ajudam na digestão! Eu não me dou bem com chá verde. Não adianta. Maaaaas, o chá de hibisco…. Hmmmmmm tudo de bom! Mas não vou negar, ando apaixonada pelo Detoz Goji! O gostinho de açaí dele é fora de série!
detox_goji

Foto by Marília Maciel

  • O suco-verde também é muito bem vindo! Um copo pela manhã, no café da manhã. Eu prefiro o suco de gojiberry com laranja. Receita aqui. É delicioso!
  • E claro, hidratação! Beber água é fundamental! Beba bastante água.

Bom, espero que tenham curtido as dicas e vamo que vamo! Mais do que simplesmente ficar nos trinques (momento “cearês”), precisamos querer ter um corpo saudável. Não precisamos nos restringir, passar vontade, ficar triste por não comer algo nem nada do tipo. O legal é você aprender a respeitar seu corpo e procurar equilibrar. 😉

Beijo Beijo

Ps: Em outubro tô de volta! Férias! Se quiser, me acompanhe pelo instagram (@ia_maciel)! Vai rolar várias dicas sobre a Europa lá! 😉

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