Dicas de como dirigir um automóvel na neve

viajar

Ao sair no quintal hoje de manhã, a primeira coisa que pensei foi: “Brrr, tá parecendo o fim de outono em Minnesota! Um friozinho booom!”. Mas vamos combinar, pra que tanto frio aqui no Brasil mesmo?!

Na tv, hoje, os jornais mostravam a festa que os moradores e turistas estavam fazendo nas cidades do sul por conta da neve que resolveu deixar tudo branquinho por lá. Claaaaro que ver os parques branquinhos, os carros cobertos de gelo, as crianças brincando com a neve que cobria o chão despertou a minha eterna saudade do inverno de Minnesota.

photo

Burnsville, Minnesota – EUA

Mas, o que me chamou mais atenção mesmo foi ver estradas e rodovias fechadas por causa da neve e cidades em estado de emergência por causa do frio (coisa de -7 graus). Foi inevitável pensar: “Se fecharam com isso, imagina se um terço da neve que cai em Minnesota resolvesse cair por aqui?!”

photo (2)

Primavera gelada em Minnesota… (2013) / Foto by Karen Schwartz

Infelizmente, a neve nas ruas das cidades do sul causou acidentes, o que não é diferente do que eu vi lá em Minnesota também. Por isso é preciso tomar cuidado. Dirigir na neve não é nada fácil, aliás, é desesperador. Olha só pelo que passei:

1 – Não adianta o quanto você pise no freio, o carro não vai parar! 

Pois é, me lembrei disso quando me deparei com um congestionamento, em uma pista congelada. Já estava gritando dentro do carro, esperando só a porrada no carro da frente. [Por sorte os carros começaram a andar a tempo].

2- Não importa o quão devagar você faça uma curva, o carro vai sempre deslizar para o lado e te fazer quase (ou totalmente) perder o controle da direção.

Fui fazer a curva na esquina de casa e quem disse que o carro me obedeceu? Deslizou de lado e foi em direção ao poste. Pense num desespero! Eu virava o volante, mas o carro não obedecia! Ouvi a batida da parte de baixo do carro na calçada. Mas ainda bem que não amassou porque tinha uma crosta de gelo que acabou protegendo.

3- Por mais linda que seja a neve, ela não vai facilitar a sua vida. E não importa se você quer apenas entrar na garagem de casa!!!

Pois é, quem disse que o carro andava? Que nada. Parecia cena de filme. Sabe quando o carro atola e por decreto nenhum sai do lugar? Então, foi bem parecido! Tentei 3 vezes entrar na garagem, mas o carro não chegou nem no meio do caminho. Pensei em chamar meu host dad (meu pai americano), mas tive a brilhante ideia de resolver tudo sozinha. Lá fui eu pegar a pá de neve e retirar (ou tentar) aquelas toneladas de neve da frente da garagem. Acho que fiquei uns 15 minutos fazendo isso. Fazia algo como -15 graus, às 11 e meia da noite e eu no meio da rua tentando tirar a neve do caminho.

photo (1)

Chanhassen, Minnesota, EUA / Foto by Marília Maciel

Como mencionei, dirigir na neve requer alguns cuidados. E agora, é importante ter isso em mente quando formos passar férias em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, lá pelas bandas da Europa, etc, mas, agora, também quando formos (ou estivermos) sul do Brasil durante o inverno!  Separei algumas dicas que podem ser bem úteis:

  • Com o carro em movimento é importante ver e ser visto. Deixe ligados os faróis e as lanternas. Mantenha sempre uma boa distância do veículo da frente. O carro precisa de um espaço maior para brecar em pistas mais escorregadias.
  • Não corra. O carro pode patinar com os pneus dianteiros, traseiros ou os quatro pneus. Se isto acontecer, mantenha a calma e procure observar o ponto para onde você quer ir. Tire o pé do acelerador e esterça o volante levemente para aquela direção. Tenha cuidado para não virar bruscamente o volante, o carro poderá rodopiar na pista.
  • Tenha cuidado passar por áreas sombreadas na pista e pontes, que congelam mais cedo e ficam mais tempo escorregadias mesmo com sol. Se for passar por uma área assim, reduza a velocidade e evite frear bruscamente.
  • Tenha atenção ao passar por veículos grandes como caminhões e ônibus, que podem lançar um spray de água contra a lateral de seu veículo.
  • Se atolar, mantenha a calma. Se não estiver em um local perigoso, fique dentro do veículo. Se precisar abrir a janela para ventilar, abra a que não estiver recebendo ventos diretamente. Se estiver com um telefone celular, chame o socorro. Mantenha a circulação movimentando braços e pernas e não deixe ninguém dormir. Se tiver de sair do carro, agasalhe-se bem e procure um abrigo. Não deixe sua roupa ficar encharcada.
foto

E o carro atolou… Chanhassen, Minnesota, EUA / Foto by Marília Maciel

Essas são apenas algumas dicas. É importante lembrar que atenção e cautela são primordiais no trânsito! 😉

Beijo beijo !

Referência:

G1.globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s