Coluna ereta, barriga chapada

espelho

Como anda a sua postura?

Ando fazendo marcação cerrada com a minha. Sempre que percebo o deslize, vou lá e Pá! Arrumo a postura. Neura minha? Não. É a busca pela barriga perfeita (que no meu caso significa “uma barriga pelo menos apresentável”).

Pois é, vi na Vougue Brasil que postura errada significa gordura instantânea. Achei meio exagero, mas fui conversar com minha treinadora na academia, Jéssica (que já falou, inclusive sobre os erros que cometemos ao correr na esteira ) e ela me explicou que, na verdade, não é um exagero.

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Foto by Marilia Maciel

Quando não estamos com a postura correta, quando ficamos assim meio curvados, além de fazer mal para a nossa coluna, o nosso abdome fica relaxado e, com isso, ele vai pra frente, criando o efeito pochete, com o passar do tempo.

Isso não vale só para quem está acima do peso. Tem gente que é magrinha e só tem aquela barriginha, a tal pochete. Pois é… É porque tem a postura errada, nãoo tem forca abdominal, não tem postura corea, musculatura estabilizadora.

Além disso, abdomen relaxado também gera hiperlordose. Esta alteração postural comumente é encontrada em mulheres, pois usamos muito calçados com salto alto, levando assim o corpo a projetar-se para frente, obrigando a uma postura hiperlordótica (empinar o bum-bum) para reequilibrá-lo..

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a ter uma postura melhor e, consequentemente, uma barriga menos “pochetada”:

  • Procure manter o abdomen contraído o máximo de tempo possível, seja sentada, seja andando ou mesmo correndo. Aliás, já mencionamos no post da corrida que o abdome contraído ajuda a proteger a coluna de sobrecarga. Além disso, quando contraímos o abdome, encaixamos a postura.Faça mais abdominais. Abdominal fortalece a musculatura e, consequentemente, melhora a nossa postura. Ajuda a fortalecer costas, a musculatura da lombar, que também ajudam a melhorar a postura.
  • Pilates com bola e treino TRX são excelentes para trabalhar a postura e o equilíbrio. Quando você tem uma postura boa, consequentemente, ela já anda com o abdome contraído, pode ver que pessoas que fazem musculação tem uma postura melhor. Uma boa dica de abdominal é fazer flexão com rotação do tronco elevado ou na bola.
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Pilates — Foto Weheartit

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TRX — Foto weheartit

  • Evite usar notebook na cama ou no colo, pois você tenderá a ficar com o pescoço inclinado para frente, o que altera as curvas da coluna. (Essa é a dica que acho mais complicada de realizar… Mas estou tentando!)
  • Quando for usar o computador, veja se a área entre seu nariz e seus olhos está alinhada com o centro do monitor. Se não estiver, ajuste a altura da tela. E se ligue: as cadeiras precisam ter apoio para os braços. Descanse os cotovelos neles, a 90 graus e apoie os pulsos na mesa para digitar.
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Tentando lembrar de arrumar a postura sempre rs Mas sei que ainda tenho que resolver a questão da altura do monitor e meus olhos… // Foto by Luisa Russo

Essas são apenas algumas dicas para evitarmos a postura errada e o abdome pra frente. Lembre-se, abome contraído sempre! 😉

Beijo Beijo

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