Para aliviar a dor de cabeça, mais atividades físicas!

esporte

Faz um bom tempo que exaqueca é algo do tipo minha bff. Já perdi as contas de quantas vezes fui parar no hospital por conta de crises de dor dor de cabeça. Mas, semana passada encontrei uma reportagem em que especialistas recomendam atividades físicas para aliviar das dores de cabeça. Claro, as atividades variam de acordo com os sintomas, e assim, o uso de remédio é reduzido e, muitas vezes, desnecessário.

dordecabeca

Não é que deu certo? Reparei que quando eu pego firme na academia e no Muay Thai (clique aqui se você ainda não leu o post sobre os benefícios dessa luta), dificilmente eu tenho dor de cabeça. Mas naquela semana em que a preguiça fala mais alto e eu fico desleixada, indo pouco aos treinos, inevitavelmente, uma dorzinha aparece para incomodar. Claro, nada como antes. Aliás, acho que desde que comecei o Muay Thai não fui mais ao hospital – ao menos não por conta da enxaqueca.
Isso acontece porque, de acordo com a neurologista Carla Jevoux, da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), no momento do exercício, há a produção de endorfina e serotonina. Este último é considerado o neurotransmissor do bem-estar, que age como uma morfina natural do nosso organismo.

Tem muita gente que acha que dor de cabeça é frescura. Mas é não! Mais de 72 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça todo ano, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Ah, e segundo estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina, uma pessoa sedentária tem 43% mais dor de cabeça do que alguém que faz exercícios.

Então, bora começar a nos mexer! Afinal, para que as atividades ajudem no alívio dessas dores, a prática precisa ser realizada no mínimo três vezes por semana.

Há exercícios indicados para cada tipo de dor de cabeça. Espia só:

Tensional

yoga

As cefaleias do tipo tensional, aquelas provocadas por estresse, tensão, são as que apresentam mais melhora com o exercício.
O que fazer: Atividades que mudem o foco do pensamento e promovam relaxamento como ioga, alongamento e pilates. Aulas de dança de salão, sapateado, ou balé, também são super interessantes nesses casos.

TPM

dance

Ok, sabemos que ficamos chatinhas, hipersensíveis, com cólica…. E muitas vezes, com dor de cabeça (mais parecida com a tensional, mas que varia com a oscilação hormonal). Para esses dias, o ideal é fazer exercícios aeróbicos progressivos.
O que fazer: Evite exercício muito intenso sem aquecimento adequado. É preciso ir devagar, aos pouquinhos, ou a dor pode piorar e latejar. Ioga, alongamento, pilates e danças são boas indicações também.

Enxaqueca

muay thai

Como disse anteriormente, a exaqueca se tornou uma espécie de melhor miga minha. –‘ Mas, para manter a enxaqueca bem longe, treinos vigorosos são ótimos.

O que fazer: musculação pesada ou exercícios aeróbios. Tem que ficar ao menos ofegante. Um treino bom para isso, por exemplo,

pode ser uma caminhada mais forte como andar quatro minutos e correr um. Isso melhora o fluxo sanguíneo e atenua a dor de cabeça. Spinning, jump ou boxe. O Muay Thai também é bem bom!

Mas naqueles dias em que a exaqueca estiver atacada, o melhor é evitar o exercício e relaxar, de preferência em um quarto escuro. Mas se você perceber que a dor está no comecinho, tipo chegando, vale a pena tentar atividades relaxantes como ioga ou alongamento.

Bom, espero que tenham gostado das dicas. Eu adorei e por isso resolvi compartilhar com vocês! Se tiverem alguma dica do que fazer para evitar essas dores chatas, compartilhem aqui, pls!

Beijo Beijo

 

Referência

http://saude.ig.com.br

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