Erros que cometemos ao correr na esteira

balanca

esteira02

Foto We heart it

Oi, gente! Tudo bem?

Não sei vocês, mas confesso que não sou muito fã de esteira… Ficar correndo, olhando pra tv ou pra parede não me atrai muito. Aliás, corrida em si não me atrai. Mas, desde o começo do ano estou “me esforçando” e correndo/caminhando na esteira.

Aí, me lembrei que, quando morava nos EUA, quando fui começar a treinar na LifeTime Fitness, o instrutor pediu que eu não segurasse na barra enquanto caminhava. Foi então que um dia desses resolvi perguntar para a minha treinadora Jéssica (da Água Academia) se tinha realmente algum problema em correr segurando na barra da esteira ou não.

Ela me explicou que, quando caminhamos/corremos segurando na barra do aparelho cansamos menos, contudo isso pode provocar algumas lesões. Tensionamos o ombro e até os punhos, que acabam recebendo parte do impacto do corpo.

No começo, quando não temos muito equilíbrio, é até aceitável caminhar segurando, mas o ideal é deixarmos os braços livres, até para treinarmos o tal equilíbrio e coordenação motora. Inclusive, encontrei uma matéria no Minha Vida que diz que os braços devem estar em um ângulo que pode ser de 75 a 90 graus, para evitar o inchaço das mãos.

esteira

Fiquei curiosa sobre o assunto e fui ler mais sobre os erros que cometemos quando caminhamos/corremos na esteira. Separei alguns para compartilhar com vocês. Confiram:

Pisar primeiro com as pontas dos pés: Temos que prestar atenção para ver se o nosso calcanhar está tocando o chão antes das pontas do pé.  Assim, diminuimos  o impacto com o chão, protegendo nossas articulações.

Correr na esteira sem beber água: Engana-se quem acha que é frescura beber água enquanto corre na esteira. É super importante, pois ajuda no rendimento do exercício. O ideal é beber quantidades moderadas, com intervalos de 15 a 20 minutos.

Relaxar o abdômen: O nosso abdômen deve permanecer contraído o tempo todo. Isso ajuda a proteger a coluna de sobrecarga. Confesso que não sabia disso. Agora já vou mudar minha postura na esteira.

Ah, por falar em erros na esteira, minha treinadora ainda comentou que não devemos parar o aparelho do nada, apertando simplesmente o STOP. Isso faz mal, pois o nosso cérebro está trabalhando, mandando oxigênio para as pernas (que é a parte do corpo que está exigindo mais naquele momento) e, se paramos o movimento bruscamente, é muito provável que possamos nos sentir tontos, pois o cérebro não está recebendo sangue e oxigênio em quantidade adequada. O ideal é, nos 5 minutos finais, reduzir aos poucos a velocidade, até parar.

Bom, agora que já temos uma noção legal de como usar a esteira corretamente, bora correr, mesmo que seja por alguns minutos! Pode ser chatinho, mas o resultado é uma beleza! hehe

Beijo Beijo

Anúncios

8 pensamentos sobre “Erros que cometemos ao correr na esteira

  1. Estou necessitada urgentemente de uma esteira!!!!!Não estou podendo malhar fora de casa, então a esteira seria extremamente útil.Adorei as dicas!!!!Vim visitar e ja´estou seguindo e curtia fan page.Bjinhos

  2. Entrei faz um mês na academia. Adorei as dicas e, ao contrário de você gosto muito de fazer esteira porque é o que queima a gordurinha..hehehe
    Super beijo e obrigada pela visita.
    Esmaltes da Luluzinha

    • Oi, Lu!

      Então, eu faço a esteira tb pra queimar essas coisinhas chatas, mas gostar, gosto nao! hahaha

      Mas sabia que musculação tb ajuda a emagrecer? Fiz até um post sobre isso: AQUI

      Aliás, eu gosto mesmo é de power jump! hehe Você já experimentou?

      Beijo Beijo

  3. Pingback: Coluna ereta, barriga chapada | Entre Balanças e Andanças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s