Benefícios de pular corda

balanca

Oi, gente! Tudo bem?

Já mencionei aqui no blog que no treino de Muay Thai a gente pula corda (6 minutos diretos! Saiu quase morrendo rs). Eu gosto desse exercício, mas cansa bastante. Então, visando melhorar meu desempenho na hora de pular corda no treino, resolvi “desenterrar” o presente que meu amigo Thiago (professor de educação física e personal trainer) me deu quando fui morar nos EUA (a fim de que eu pudesse continuar me exercitando por lá): uma corda.

IMG_3339

Foto by Marília Maciel

Resolvi que a partir de agora ela será minha companheira de academia. A ideia é fazer, todo dia, pelo menos 10 minutos de corda, depois da esteira e antes da musculação. Para estimular vocês a experimentarem (e aderirem) esse exercício, fui pesquisar alguns benefícios. Confiram:

pular corda 1

– Esse exercício exige um ótimo condicionamento físico e, consequentemente, queima muitas calorias. 15 minutos pulando corda pode equivaler a mais de 45 minutos de corrida.

– Uma mulher de 60kgs, em 11 minutos, pode gastar cerca de 123 calorias pulando corda. Claro que o gasto calórico varia de acordo com a composição corporal de cada pessoa, grau de treinamento físico e intensidade do esforço.

– Pular corda pode definir várias partes do nosso corpitcho! Por exemplo, pular com uma perna só e ir revezando pode trazer belos resultados na definição de pernas. Também é uma atividade ótima para definir barriga, braço e muito mais!

– Sem dizer que pular corda é pra lá de divertido. #Dica: Uma coisa que costumava fazer quando pulava corda mais frequentemente era colocar uma música bem animada no Ipod e praticamente dançar enquanto pulava. Experimente. Você vai curtir! 😉

pular corda 2

Ah, vale ressaltar que aquelas pessoas que estão muuuuito acima do peso devem evitar pular corda, já que os saltos sobrecarregam o joelho em 3 a 5 vezes. Mas, se você já faz musculação, costuma subir escadas e tal, se não sente nenhum tipo de dor (seja nas costas, joelho, enfim) aí, ok, pode fazer o exercício.

Bora pular corda, genteeee! =)

Beijo Beijo

Referências:

Coca-Cola

Bem Estar

Portal Educação

16 pensamentos sobre “Benefícios de pular corda

  1. Pular corda é maravilhoso. Acho que era por isso que qdo criança eu tinha músculos bonitos e até mais durinhos, pois não parava e fazia todo tipo de atividade. Inclusive, pular corda era como uma brincadeira. no interior é mto melhor fazer isso, pois em cidade grande, vivendo em apartamento, o barulho incomoda quem mora em baixo… Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    • Pular corda era uma brincadeira deliciosa!!! Quando eu era pequena também brincava disso muito muito muito! Lembro que até minha mãe vinha brincar com a gente no pátio do prédio! Era muito legal!

      Beijo Beijo

  2. Pingback: Conquistando pernas torneadas com exercícios simples | Entre Balanças e Andanças

  3. Quando criança brincava muito,mas hoje queria praticar pra ganhar corpo e ñ pra emagrecer,pois já sou muito magra.

  4. Estou começando agora, tenho 16 anos e sou um pouco sedentária, entao resolvi pular para nao ficar tao parada. Dica da minha mae, to gostando 🙂

  5. Pois é …
    Ola pessoal meu nome é Beatriz Android e tudo esta bem explicado e diresionado,agora colocar em pratica é necessario …
    #POST fod ”Otimo”
    (valeu ‘)

    • Oi Wagner, tudo bem?
      Perguntei para o João Magalhães, educador físico e dono do Treino na Areia, e ele comentou que isso acontece pois você está fazendo exercícios na ponta dos pés. O que acontece muito é as pessoas acharem que é mais fácil a realização do exercício em ponta dos pés, logo o aumento do desgaste do músculo da panturrilha é muito maior causando dores e fadiga muscular. Por isso, é sempre recomendável correr, andar ou pular com toda planta do pé, evitar ficar em ponta dos pés. E alongar no fim da atividade os músculos que foram usados no exercício.

      Espero ter te ajudado!
      Beijos

Deixe um comentário

