Comida japonesa engorda?

comer

japonês

Entradinha no restaurante São Paulo Tokyo // Foto by Marília Maciel

Oi gente, tudo bem?
Não sei se vocês gostam, mas sou completamente louca por comida japonesa. Se eu puedesse (e meu bolso permitisse) eu iria no restaurante japonês todo santo dia!

Aliás, costumava ir toda semana, pelo uma vez. Foi então que comecei a reparar que estava engordando, ou melhor, não estava conseguindo emagrecer. Foi então que suspeitei que o rodízio japonês não estava sendo uma opção tão boa assim. Foi aí que me bateu uma dúvida: A comida japonesa engorda?

Fui conversar com as nutricionistas da Natue (Rúbia Maciel, Carol Arbache e Márcia Pedroza) e elas me explicaram o seguinte:

“Peixes são alimentos bastante saudáveis por ser rico em ômega 3, uma gordura essencial ao nosso organismo, porém, tudo que possui valor energético (caloria) engorda. Portanto, o consumo em excesso pode sim engordar. Além disso, na culinária japonesa é bastante comum preparações fritas e compostas por arroz. Ambos, se consumidos em excesso, pode engordar. As frituras ainda, por serem ricas em gorduras, são bastante prejudiciais à saúde.”

Ok. Fiquei triste, mas realmente faz sentido. Mas me diz, como vou dizer não ao hot roll, ao Guioza, ao rolinho de queijo??

Difícil, né?! Inclusive, encontrei no blog “Nutrição com Nutricionista”, da nutri Lorena Rigo Almeida, algumas tabelas com as calorias de cada peça, que nos dá uma bela noção de quantas calorias consumimos num rodízio. Ressaltando, contudo, que o valor calórico varia de restaurante, peso da peça, quantidade dos componentes e etc.

caloriajapa1

japa2

japa3

tabela-comida-japonesa

Aí, se não bastasse essa constatação de que sim, comida japonesa, por mais saudável que seja, pode engordar, teve um dia que estava assistindo uma reportagem sobre modelos e uma delas, não me lembro o nome agora, comentou que, em dia desfile, evitava ir a restaurantes japonês e consumir Shoyo. Fiquei com aquilo na cabeça e resolvi encher o saco das nutricionistas novamente e perguntar qual era o problema do shoyo e se a versão do shoyo light fazia alguma diferença ou se era ruim pra gente de qualquer jeito. Confiram a resposta delas:

“Shoyu contém grandes quantidades de sódio, mineral que em excesso pode atrapalhar o bom funcionamento do organismo, causando aumento da pressão arterial e retenção de líquidos (inchaço). Além disso, o shoyu possui glutamato monossódico, um realçador de sabor, que em excesso, pode estar relacionado com doenças neurológicas (enxaqueca, Alzheimer, Parkinson, hiperatividade e déficit de atenção), já que o glutamato no nosso organismo atua como neurotransmissor excitatório, levando impulsos nervosos que excitam as células do sistema nervoso.

Vale a pena consumir o shoyu light, já que possui 35% menos sódio que o convencional. No entanto, o teor de glutamato monossódico não muda. Portanto, pode consumir, apenas tomar cuidado com o excesso!”

Pois é… Depois de tudo isso, resolvi controlar minhas visistas ao japa. Agora ao invés de uma vez por semana, vou apenas de 15 em 15 dias. Afinal, não tem como viver sem japa, né?

E você, o que mais gosta de comer quando vai ao restaurante japonês?

Beijo Beijo

*Esse blog não tem a pretensão de trazer apenas dicas de alimentos naturais. Quero sim perder peso e compartilhar com vocês dicas que ajudem nesse objetivo, contudo, tudo ao extremo, em excesso faz mal, inclusive a restrição. Então, uma caloria aqui outra ali é bem-vinda nesse blog. afinal, não vivemos de suplementos. Uma escorregada de vez em quando poooooooooode! 😉

9 pensamentos sobre “Comida japonesa engorda?

  1. Amo comida japonesa.. eu e meu noivo vamos todo mes pelo menis uma vez por mes eh de lei.. entao agora que pretendo fazer a tao sonhada lipoaspiraçao.. tere q cortar de verdade.. buaaaa… xau shimeji, hot rolls… 😥

Deixe um comentário

