Benefícios do Muay Thai

esporte

Oi Gente! Tudo bem?

Hoje vim falar sobre um esporte que comecei há mais ou menos um mês e pelo qual estou cada vez mais apaixonada: Muay thai.

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Essa arte marcial, também chamada de Boxe Tailandês, tem sido cada vez mais procurada principalemente pelas mulheres que têm o objetivo de emagrecer e definir o corpo, ao contrário dos  caras, que normalmente querem aprender a lutar mesmo.

Hoje em dia é muito fácil encontrar academias que têm aulas de muay thai. E, normalmente, as aulas estão sempre lotadas! Eu não faço muay em academia “normal”, faço em uma academia especializada em aulas de artes marciais, a Ramos Lutas (além de gostar de aprender com um mestre mesmo, amei o ambiente. A galera parece uma família mesmo, sabe?! Me sinto muito bem lá!).

Muay Thai é muito bom! É dinâmico e até divertido. Há séries de corridas, de pular corda, flexões, abdominais, etc. Não estranhe se achar que vai desabar na primeira meia hora de aula. É uma sensação normal. Cansa pra caramba. Mas a vontade de persistir normalmente fala mais alto.

Essa arte marcial, além de trabalhar os membros superiores, naturalmente requisitados em treinos de boxe, também exige muitos chutes, o que acaba pegando muito nas pernas e abdomên.

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Foto by Ramos Lutas

Segundo o mestre Nelsimar dos Santos, presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista dada ao reporter da Revista Saúde, “essas atividades aeróbicas melhoram o condicionamento físico e fortalecem toda a musculatura”.

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Detalhe promeu pé… preto preto! haha (Foto by Ramos Lutas)

Lembro que logo no primeiro dia de treino o mestre Ramos me explicou que o Muay Thai ajuda a emagrecer porque acelera o metabolismo, pois combina exercícios aeróbicos com anaeróbicos (claro que a regra de aliar uma alimentação saudável também é aplicada aqui).

Mas se você não sabe o que são exercícios aeróbicos e anaeróbicos (como eu também não sabia), segue uma rápida explicação:

Exercícios aeróbicos: Nesse tipo de exercício, o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que vão produzir a energia transportada para o músculo em atividade. É um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade, que estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular, bem como o metabolismo, uma vez que aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio. Exemplos: correr, andar, nadar, dançar, etc..

Exercícios anaeróbicos: Exercícios que utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. É um exercício de alta intensidade e curta duração, envolvendo um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e onde há produção de ácido lático. Exemplos: musculação, saltos, arremesso de peso, etc.

O Muay thai, além de ajudar a eliminar as gordurinhas e definir o corpo, tonificando glúteos, braços, ombros, costas, barriga, pernas e panturrilha (claro que para isso é preciso regularidade. A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de atividades aeróbicas por semana, dividos, preferencialmente, em 5 dias), é excelente para melhorar coordenação motora, flexibilidade, reflexos e ainda aumenta nossa auto confiança .

Uma coisa que me chamou bastante atenção é a melhora na disciplina. Não sei como funciona nas demais academias, mas lá onde eu treino, o mestre cobra demais de nós. Sempre quer que tenhamos disciplina em tudo que fazemos, bem como respeito para com todos. O mais legal é que, parando agora para refletir, percebo que minha disciplina em outros momentos  da minha vida melhorou também e eu nem tinha me dado conta (foi no automático).

Para o Muay Thai você irá precisar de bandagens, luvas e protetores bucais.

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Meu uniforme!! (Foto by Marília Maciel)

Confesso que “apanhei” para caramba até aprender a colocar as bandagens…

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Foto arquivo pessoal // Marília Maciel

Por isso fui procurar um video para facilitar a vida de vocês hehe:

Ah, olha a fotenha do último treino! =) Awww Ficou bem legal! Tudo com cara de mau haha. O de camisa preta é o mestre Ramos.

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Foto Ramos Lutas

Vale super a pena experimentar o Muay Thai! Tenho certeza de que vocês vão curtir!

Beijo Beijo

Referências:

Revista Saúde

Zero Hora

Mais Equilíbrio

Academia Ramos Lutas

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44 pensamentos sobre “Benefícios do Muay Thai

  1. Nossa eu cansei só de pensar nessa aula.. mas confesso que me deu uma vontade enorme de fazer .. deve ser bem legal.. fora que ajuda a definir o corpo.. bem melhor do que ficar levantando peso na academia né?

    Adorei

    • É muito melhor sim! hehe Se bem que todo dia de manhã tb vou pra academia levantar peso…. rs Mas nem se compara com o prazer que o Muay proporciona! Vc deveria experimentar! 😉

      Beijos

      • Eu sou magrinha e tô malhando, porém quero trocar os pesos por Muay thai. praticar Muay Thai vai me ajudar a definir e ganhar massa magra?

      • Tyana, tudo bem?

        Como não sou profissional da área, fui me informar primeiro antes de te responder. Sim, o muay thai vai te ajudar a definir o corpo e ganhar massa magra, mas é preciso conciliar com uma boa alimentação. De preferência, comer pouco – ou evitar carboidrato à noite. 😉

  2. Oi Marília, adorei seu blog! Vou seguir! Me segue tb!
    Como eu respondi lá, sou zen budista, mas gosto muito do budismo tibetano, porque sou “fâ” rsrs do Dalai Lama! Adoro os ensinamentos dele, principalmente sobre meio ambiente!
    bjoss

  3. Oi Marilia!! Eu estou doida para fazer, mas não tenho coragem e nem sei se tenho condicionamento físico!!!! rsrs!
    Minha cabeleireira faz e conseguiu me convencer a ter uma enorme vontade de fazer, mas tô bem gordinha e isso não me deixa a vontade para me jogar!!
    Mas está nas minhas metas! O seu post serviu para me deixar mais animada!!
    Beijoss!!
    Marissol!!
    http://www.mypetitblog.com

  4. Mari, acho q vc super deveria fazer! Eu tb estou beeeeeeeeeeeeeem acima do peso, aliás, estava mais e a luta já ajudou bastante. Lá tem moças que tb estão bem gordinhas, mas que estão fazendo justamente para perder peso. Tenho certeza de que vc vai curtir muito se fizer! 😉

    Beijos

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  11. Comecei a fazer Muay Thai a 2 meses e realmente me apaixonei ! A aula é muito puxada, como você disse, a gente acha que não vai conseguir, mas é MUITO bom! Já notei diferença no corpo, me ajudou a emagrecer e a definir os músculos.

    Faço com uma equipe de luta mesmo, não em academia, e faz total diferença. O treino é muito melhor !

    Parabéns pelo blog !

    • Oi linda! Pois é, é apaixonante né?!

      Eu também treino com equipe e não em academia. É bem focado! Mas estou mega triste porque tenho que ficar afastada por mais uma semana….. Na verdade quase morri quando o medico falou que ia ficar de 3 a 6 meses sem poder treinar, mas depois ele voltou atrás na decisão e disse que é pelo tempo da dor… mas no mínimo mais uma semana de molho =(

      Mas vamo que vamo!!!

      Beijão, obrigada pelo elogio ao blog e volte sempre! hehe

      😉

  12. Pingback: Bons motivos para praticar Muay Thai | Entre Balanças e Andanças

    • Ainda não experimentei o taekwondo. O mestre falou que eu me daria bem, mas ainda não fui experimentar… rs Quem sabe não pode ser minha próxima atividade rs Por enquanto estou in love com o Muay hehe

  13. Pingback: Muay thai: mais que uma dor gostosa, um vício! | Entre Balanças e Andanças

  14. Eu malhava ha quase 3 anos so q eu tiver q parar. So q eu ja tinha comecado a lutar muay thai. Bom meu objetivo e definir as pernas e o bumbum so q na academia eu so ganhava massa. Sera q no muay thai eu vou conseguir chegar no meu objetivo?. Meu abdomem ta com gominhos(Quadradinhos) definido foi a unica coisa que consegui na academia. Bjs1

  15. Na minha academia faço musculação e pilates, agora comecei a fazer muay thai também. Só que não estou gostando muito, estou achando muito parado o treino. Acho que vou ver em uma academia específica de luta, deve ser mais eficiente!

    • Fê, tudo bem?

      Se você não está gostando da aula, seria o caso de chamar o professo e conversar com ele, numa boa. Pergunta, assim como quem não quer nada, se ele não poderia passar uns exercícios mais animados, mais aeróbicos também. Se ele não gostar do comentário ou não mudar a postura, aí o legal mesmo é procurar uma academia focada em luta. Contudo, se o seu objetivo não for realmente aprender a arte, mas sim emagrecer, você também poderá ficar frustada nessa academia mais focada. Por isso aconselho conversar com seu professo primeiro.

      beijos

  16. Comecei há 3 semanas e nossa, muito bom. Queria desistir na primeira aula hahah, mas o condicionamento físico melhorou muito. Gostei muito e nem é entediante (tipo a esteira) heh. Belo post!

  17. Pingback: Qual O Melhor Blog Beneficios Do Muay Thai Para Emagrecer

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